O deputado De Assis Diniz (PT) enalteceu as mulheres cearenses durante pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará nesta quarta-feira (08/03).
No Dia Internacional da Mulher, o parlamentar lembrou o papel de cearenses que foram destaque na história, como Bárbara de Alencar, Jovita Feitosa e Maria Luiza Fontenele. “Mulheres à frente do seu tempo e que lideraram revoluções. E que, ao mesmo tempo que elogiamos seu sorriso, reconhecemos a sua força. E àquela que se tornou o símbolo da luta contra o machismo, nossa querida Maria da Penha”, citou.
De Assis Diniz condenou o machismo existente na sociedade e lamentou episódios da política como o desrespeito sofrido pela ex-presidente Dilma Rousseff e a ex vice-governadora Izolda Cela. “Quantos ataques públicos vimos à presidente Dilma, que foi perseguida e vítima de golpe. E todos nós aqui sabemos que, se o machismo não imperasse, teríamos hoje uma governadora no Ceará. A nossa grande Izolda”, afirmou.
O deputado frisou ainda que a data do 8 de março deve ser, antes de tudo, um dia de protesto, reconhecimento e ratificação. “É um dia para reconhecermos a existência do machismo em todas as esferas e ouvir das mulheres como devemos mudar essa realidade. Pois assim, como aprendi com minha mãe e minha esposa, todas elas nos ensinam sobre generosidade, partilha, igualdade, empatia e respeito. Viva o Dia da Mulher”, pontuou.
Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PL) também repudiou o desrespeito e violência sofrido diariamente pelas mulheres, em especial, na política. “Não votei na Dilma, mas sou mulher e jamais riria de outra mulher. E lembro claramente que repudiei, quando ainda em sua presidência usaram sua imagem para criticar o aumento da gasolina. Respeito e cobro respeito para todas”, assinalou.
Edição: Adriana Thomasi